Dados Bancários

Estorno de pagamento: evite atrasos e falhas – Transfeera

Estorno de pagamento: evite atrasos e falhas – Transfeera

Segundo a Febraban, as instituições financeiras vêm fazendo grandes investimentos em tecnologia, com um orçamento que chega na ordem de R$24 bilhões anuais. Parte disso se explica pelo aumento do uso do atendimento bancário digital.

A própria Febraban, em outra pesquisa, comenta que seis em cada dez transações bancárias já são realizadas por aplicativo de mobile ou internet banking. Para as empresas, operações como transferências online já são uma prática comum do dia a dia, seja para pagar fornecedores ou fazer repasses a parceiros, por exemplo.

Mas fazer muitas transferências e para bancos diferentes acaba se tornando uma atividade  repetitiva e burocrática que pode facilmente resultar em erros e, em consequência, estorno de pagamento. Afinal, quando um grande volume de transações é feito manualmente, é comum acontecerem erros no preenchimento dos dados bancários – é claro que, em alguns casos, o próprio dono da conta repassa os dados errados, impossibilitando a transferência.

Sabemos que para fazer uma transferência online, é preciso preencher:

Nome ou código do banco de destino;

  • O número da agência;
  • O número da conta;
  • O tipo de conta (conta corrente, poupança etc.);
  • A identificação do favorecido (nome e CNPJ);
  • A data da transferência (opcional);
  • O valor a ser transferido.

Como são muitos os dados a serem digitados, o principal erro está justamente nesta tarefa. Um único número inserido errado é o suficiente para a transferência não ser realizada, prejudicando tanto a empresa pagadora quanto o favorecido.

E ainda, se a transferência for entre o mesmo banco, não é possível fazer a validação de proprietário por meio da verificação de documento. Então, se os dados estiverem incorretos, você só fica sabendo horas ou até dias depois que a transferência não foi efetuada, levando sua empresa a descumprir prazos. Ou pior: o dinheiro pode ir para uma conta diferente e a burocracia para solicitar o estorno de pagamento pode ser bem grande.

Banner Perguntas e respostas sobre estorno de pagamento

Quando pode ser solicitado o estorno de pagamento?

Dados bancários errados

Quando a transferência for realizada entre bancos diferentes e qualquer dado informado ao banco não conferir com dados existentes na instituição, será gerado o estorno de pagamento.

Geralmente, assim que o banco identifica o erro e verifica que os dados informados não pertencem a uma conta válida, ele pede um prazo de até 5 dias úteis para realizar o estorno de pagamento.

Valor errado

Quando os dados bancários digitados estiverem corretos, mas o valor da transferência tiver sido superior ao que a empresa tinha intenção de transferir, não cabe a solicitação de estorno de pagamento ao banco.

Nesse caso, a empresa deve procurar o favorecido diretamente e pedir que seja feito o reembolso do valor pago a mais. Se o favorecido se recusar a devolver o valor excedido, só há uma saída: fazer um boletim de ocorrência e entrar com uma ação na justiça.

Conteúdos Relacionados:

Conta diferente

Pode acontecer de, na hora de digitar os dados bancários, eles não serem correspondentes ao favorecido para o qual se desejava transferir, mas cuja conta existe na instituição. Isso quer dizer que o dinheiro que você transferiu foi parar na conta de um desconhecido.

Nesse caso, o estorno de pagamento não é feito automaticamente. Você precisa entrar em contato com a instituição financeira e solicitá-lo, o que pode demorar um pouco.

É importante lembrar que, em todos esses casos, a taxa cobrada pelo banco pela transferência não é devolvida, uma vez que a instituição entende que o envio (ou a tentativa de envio) foi realizado, sendo o cliente o responsável pelo erro dos dados.

Banner Vakinha

Como soluções inovadoras podem reduzir o estorno de pagamento?

Quando as transferências online são realizadas manualmente, é muito comum acontecerem erros. Afinal, humanos estão sujeitos a falhas. É por isso que contar com soluções para validação de dados bancários e automatização das rotinas de pagamentos é tão vantajoso. Além de praticamente zerar o número de TEDs erradas e, consequentemente, o número de estorno de pagamento, é possível ganhar tempo.

A função desse tipo de ferramenta é conferir os dados bancários do favorecido antes de efetuar a TED, evitando que o dinheiro vá para uma conta diferente ou mesmo para uma conta inexistente (e você tenha que aguardar o estorno de pagamento).

Em relação ao ganho de tempo, como as transferências passam pela validação de dados bancários, diminuem as ocorrências de a empresa precisar aguardar o estorno de pagamento ser realizado pelo banco. Um validador de dados bancários pode ser facilmente integrado por meio de API ao seu sistema de pagamentos e garantir todas essas vantagens às rotinas financeiras da sua empresa.

O Conta Certa da Transfeera, por exemplo, é um validador de conta bancária online que faz essa verificação por meio de algoritmos e consulta o documento CPF ou CNPJ, para saber se os dados bancários que você digitou estão corretos. Isso evita custos desnecessários para a sua empresa, uma vez que são minimizados os retrabalhos, além das multas, dos juros e dos encargos de pagamentos atrasados, por exemplo.

Saiba mais sobre como um validador de dados bancários te ajuda a eliminar erros e ganhar eficiência em pagamentos online.

“Conta Certa: elimine erros e ganhe eficiência em pagamentos online”.

Quer receber esses conteúdos e as novidades em primeira mão diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se e receba as atualizações do blog e sobre a Transfeera diretamente em seu e-mail.

Ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!